A importância do conforto térmico nas escolas

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No Brasil, além de medir os resultados acadêmicos dos alunos, talvez seja o momento de analisar também as condições ambientais em que estudam. Na verdade, cada vez mais pesquisas confirmam a relação direta entre o conforto térmico nas escolas e o desempenho escolar. Um assunto que achamos interessante aprofundar.

O que é conforto térmico nas escolas?

Nos últimos anos tem-se falado muito sobre um novo modelo de construção, as chamadas “casas passivas”, que harmonizam eficiência energética com bem-estar e conforto. Um conceito que normalmente está relacionado com prédios residenciais, mas que pode ser transferido para todos os tipos de edifícios. Principalmente aqueles em cujo interior nós, pessoas, passamos uma parte importante do nosso tempo. Sem dúvida, um quadro em que escolas e centros educacionais devem ser considerados objetivos prioritários. Lembremo-nos de que nossos filhos ficam muitas horas na sala de aula.

Em geral, esse bem-estar está relacionado à qualidade do ar interno das escolas. E de forma intensa nestes meses de pandemia, em que garantir uma ventilação adequada é um tema recorrente. No entanto, é igualmente importante garantir que esses espaços respondam a níveis mínimos de conforto hidrotérmico. Esta expressão refere-se às condições de umidade, temperatura e renovação do ar que um local fechado deve atender para que a pessoa se sinta confortável e à vontade, no desempenho das atividades que são típicas daquele espaço.

Conforto térmico nas escolas e sucesso escolar

Você pode pensar que esta questão do conforto térmico é uma questão subjetiva, que uma pessoa pode se sentir confortável a 25 graus, enquanto outra sente um calor opressor. Mas o conforto hidrotérmico estabelece requisitos mínimos que se revelam essenciais para manter os níveis de atenção e concentração necessários em uma sala de aula. E esta não é uma descoberta recente, mas está intimamente relacionada à teoria da motivação desenvolvida pelo psicólogo Abraham Maslow em 1943. Para este terapeuta, um indivíduo não pode se envolver em atividades mais avançadas se suas necessidades não forem satisfeitas antes, que incluem não só dieta alimentar, mas também condições básicas de bem-estar e segurança.

Essa teoria foi testada, por exemplo, em um estudo recente realizado em 153 salas de aula em escolas no Reino Unido. Os alunos fizeram duas provas numéricas e duas linguísticas. Em ambas as disciplinas, os resultados melhoraram acentuadamente entre os alunos quando a temperatura das salas de aula foi reduzida de 25 para 20 graus. A essa pesquisa devem ser somados os mais de trezentos artigos dedicados ao estudo da influência do conforto e da qualidade do ar em ambientes de trabalho na produtividade. Obviamente, se essas condições afetam os adultos, o fazem na mesma proporção com as crianças e adolescentes.

Nossas escolas, longe de serem espaços confortáveis ​​e saudáveis

Neste último ano, o regresso às aulas tem sido marcado pela obrigação de garantir uma qualidade do ar adequada nestes espaços. E, infelizmente, a maior parte da ventilação nas escolas só pode ser feita abrindo as janelas. Com essa medida, sem dúvida, o ar se renova. É claro que isso prejudica o fato de os alunos sentirem frio ou calor, dependendo do mês do ano, com o consequente impacto em sua capacidade de aprendizagem.

A situação é muito mais grave do que parece, como mostram os resultados de um estudo publicado em outubro passado pela Passivhaus Building Platform. Esta associação dedicou um ano letivo inteiro à análise das condições ambientais de 36 escolas localizadas em 33 cidades espanholas. É uma pesquisa que se alinha a outras semelhantes realizadas na Inglaterra, com resultados igualmente preocupantes.

As conclusões são incontestáveis:

  • Mais de 32% do tempo de ensino é desenvolvido em condições de baixo conforto térmico nas escolas.
  • A qualidade do ar interno nas escolas não é adequada. Os níveis de concentração de CO2 excedem as taxas saudáveis.
  • Os estudantes espanhóis desfrutam do conforto térmico conveniente nas escolas por um período muito curto de tempo: 20% no melhor dos casos e 11% no pior dos casos.

Não apenas pais e professores, mas a sociedade como um todo deve começar a se preocupar e exigir que as instalações educacionais atendam aos padrões de qualidade do ar interno e conforto térmico. A instalação de sistemas de ventilação mecânica garante que o ar puro seja respirado, mantendo uma temperatura adequada nesses espaços. Um investimento em saúde pública que também tem impacto no desempenho acadêmico dos alunos.